RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Nós, do Grupo Progresso, carregamos o progresso no nome e na missão. Estamos engajados em compartilhar os bons frutos colhidos através de nossos empreendimentos no campo do Agronegócio.

Fazemos questão de contribuir para o progresso das pessoas e da região onde fixamos nossas raízes. Nossa gratidão é refletida em nossa presença na comunidade e nas ações sociais que têm ajudado a fazer a diferença por aqui.

 

  • Fundação Shunji Nishimura

Uma das iniciativas da qual nos orgulhamos é investir na capacitação. Através de seleção realizada por nosso grupo, alguns estudantes das regiões onde atuamos já puderam ter acesso e concluir sua formação profissional na Faculdade de Tecnologia de São Paulo, FATEC; tudo financiado pelo Grupo Progresso. O programa de formação foi possível graças à uma parceria entre o Grupo Progresso e a Fundação Shunji Nishimura. Após concluírem suas graduações, os estudantes apoiados tem garantia de oportunidade para atuação profissional em nossas unidades.

  • Educação Municipal em Sebastião Leal

No município de Sebastião Leal, o Grupo Progresso ampliou a Pré-Escolar da rede Municipal Doze de Janeiro, construindo uma quadra esportiva, duas salas de aulas, uma sala multiuso, banheiros masculinos e femininos, playground e refeitório.

Nosso Grupo também já mobilizou a Prefeitura de Sebastião Leal e empresas apoiadoras, para que através de programa da empresa Alsol, concretizássemos a instalação da Usina Fotovoltaica Alsocial, em unidade educacional da cidade. A iniciativa inovadora uniu sustentabilidade e tecnologia, para promover o fortalecimento da educação de jovens da comunidade.

  • Natal Solidário

O Grupo promove, periodicamente, ações solidárias que geram um impacto positivo e inspiram a prática do bem. Como exemplo, podemos citar o nosso Natal Solidário, que anualmente envolve colaboradores e parceiros numa verdadeira corrente do bem, através da qual levamos cestas básicas, brinquedos e roupas àqueles que mais necessitam. Através deste projeto, são beneficiadas famílias dos municípios piauienses de Bertolínia, Guadalupe, Sebastião Leal e Uruçuí.

  • Alfabetização de Colaboradores

Outra iniciativa nossa, para fortalecer a educação, foi trazer uma equipe alfabetizadora para dentro da nossa sede, onde trabalhamos para alcançar 100% de alfabetização entre nossos colaboradores.

  • Apoio à Agricultura Familiar

Acreditamos no potencial do trabalhador do campo para transformar e melhorar a realidade. Por isso, há vários anos, temos incentivado a agricultura familiar, a educação e a cidadania para aqueles que mais precisam.

No município de Sebastião Leal, por exemplo, em parceria com a prefeitura municipal, o Grupo fez doações de tratores e equipamentos para apoiar pequenos agricultores, além de ter concedido crédito em calcário, que foi aplicado de forma estratégica, gerando bons resultados para incrementar a produção.

  • Prevenção e Combate à Queimadas

Em nossa sede, contamos com nosso próprio Pelotão Brigadista, capacitado para dar suporte em situações de emergência envolvendo queimadas e incêndios, bem como atuar na prevenção dos mesmos. Além disso, realizamos regularmente campanhas de conscientização para prevenção contra as queimadas.

  • Florir Piauí

Com o projeto “Florir Piauí”, o Grupo Progresso visa fomentar - através de parcerias com os gestores municipais e com a população – a criação e manutenção de bancos de sementes e viveiros onde possam ser produzidas especialmente mudas nativas da região, adaptadas às condições climáticas do bioma local.

O projeto tem o objetivo de incentivar a arborização urbana nos municípios do interior do Piauí, selando parcerias com os gestores públicos, empresários e com a comunidade em geral, possibilitando a consolidação de uma rede disposta e capacitada para produzir sementes, cultivar mudas nativas, fazer o plantio adequado e cuidar da planta, especialmente nos períodos iniciais de desenvolvimento, garantindo sucesso em todas as etapas do projeto.